Contacts
23 JUL 2020 · 1 REVOLUÇÃO DE 30
Foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. Esse movimento, culminou com o Golpe de Estado em 1930. O Presidente Washington Luís, acabou sendo deposto neste dia histórico, 24/10/1930. Tal golpe também impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, pondo fim a República Velha.
Em Goiás, a participação efetiva na revolução limitou-se à ação pessoal do Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Ele que durante sete anos, tinha lutado na oposição na cidade de Rio Verde.
O oposicionista e médico, fez parte do movimento, tanto é que em outubro de 1930, explodindo a revolução acabou sendo preso. De modo que, juntamente com 120 homens, oriundos do triângulo mineiro, tentou invadir a região sudoeste de Goiás. Todavia, o grupo foi dispersado praticamente sem combate nenhum.
Logo depois, a revolução triunfava no restante do País, sendo que Pedro Ludovico estava sendo levado como prisioneiro para Goiás Velho e no meio do caminha ficou sabendo da vitória. O Coronel Quintino Vargas chegava a capital do estado, como também o médico mineiro Carlos Pinheiro chagas.
23 JUL 2020 · GOVERNO REVOLUCIONÁRIO
Com a chegada ao poder, a revolução a princípio, como em outros estados, teve um governo provisório, em Goiás eram três o membros. O Dr. Pedro Ludovico estava entre eles. Porém, cerca de três semanas depois, o mesmo foi nomeado interventor no Estado de Goiás.
Mas quem era Pedro Ludovico Teixeira? Ele nasceu na cidade de Goiás em 1891. Filho de médico, estudou medicina no Rio de Janeiro. Em 1916, voltou para Goiás e fixou residência em Bela Vista, lugar em que começou a exercer sua profissão. Um ano depois (1917), foi para Rio Verde, onde conheceu sua esposa Gercina Borges Teixeira.
Participou da Revolução de 1930, sendo que m 24 de outubro de estava preso, sendo transferido para a cidade Goiás. E durante o caminho veio a notícia da Vitória da Revolução.
Ele chegava ao destino não mais como prisioneiro político, mas para assumir a liderança do movimento. Em 21 de novembro de 193, foi nomeado interventor do Estado de Goiás. Em 1935, foi eleito Governador, dentro das normas constitucionais.
Em 1945, eleito Senador. No ano de 1951, volta para comandar o Governo do Estado. Mais uma vez foi eleito senador em 1954. O grande líder, faleceu no dia 16 de agosto de 1979.
23 JUL 2020
23 JUL 2020 · FUNDAÇÃO DE GOIÂNIA
Em 1932, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, instituiu um comissão, presidida por Dom Emanuel Gomes de Oliveira (Então Bispo de Goiás). Esta comissão, deveria percorrer algumas regiões, discutir e indicar o melhor local para a construção da nova capital.
Um dos membros, coronel sugeriu a escolha de três técnicos, os engenheiros: João Argenta e Jerônimo Fleury Curado e o Médico Laudelino Gomes de Almeida. Eles tinhas como objetivo, realizar estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades: Bonfim (Atual Silvânia), Pires do Rio Ubatan (atual vila Egerineu Teixeira, em Orizona) e Campinas (hoje bairro de Goiânia).
No dia 4 de março de 1933, a comissão nomeada decidiu pela última região. O relatório final da comissão apontou uma fazenda localizada nas proximidades do povoado de Campinas. Apesar da forte campanha antimudancista, o interventor decidiu que a capital seria construída conforme posicionamento da comissão.
Os principais motivos foram: Proximidade da estrada de ferro, sendo que isso era indispensável para comunicação e transporte de forma geral. A notável abundancia de água. E o bom clima juntamente com uma topografia adequada.
23 JUL 2020 · OFICIALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL
No dia 2 de agosto de 1935, através do Decreto Estadual 327, foi criado o município da nova capital do Estado de Goiás. Nesse mesmo documento, o interventor modificou a geografia da região, modificando os limites das cidades volta. Estava Escrito:
“Ficam fundidos em um único, os atuais municípios de Campinas, Hidrolândia e partes dos territórios de Anápolis, Bela Vista e Trindade. Estes passarão a constituir o município de Goiânia.”
Sobre o Setor Bairro
Ele que foi extremamente importante na construção de Goiânia. Ela que foi primeiramente povoada por mineiros, saídos da cidade de Pilar de Goiás, nas primeiras décadas do século XIX, 8 de julho de 1.810.
Foi arraial de Campinas:
Em 1.853 – Freguesia (Era parte da Vila de Bonfim) Hoje Silvânia.
Em 1907 - (Vila) só que sobre a Jurisdição de Barro Preto (Trindade)
E cidade em 1914.
23 JUL 2020 · CURIOSIDADES GOIÂNIA
Um concurso do nome: O nome Goiânia foi escolhido depois de um concurso, sendo o vencedor Petrônia, em homenagem ao fundador. Contudo, Dr Pedro Ludovico de decidiu por Goiânia.
O lançamento da Pedra fundamental 24 de outubro 1933, mas a inauguração oficial foi em 5 de julho de 1942. Nesta data também é conhecida como batismo cultural, evento realizado no Teatro Goiânia.
Durante os primeiros 11 dias de julho, a cidade viveu dias de eventos culturais, religiosos e políticos. Na ocasião, aconteceu também o 8º congresso nacional de Geografia e outros órgão do IBGE.
CAMÂRA MUNICIPAL
Dois anos depois da criação de Goiânia, o decreto Nº 510, de 07 de novembro de 1935, instituiu o Poder Legislativo. Foram criados 7 conselheiros municipais até no outro ano, pois em 1.936 foram empossados os primeiros vereador de Goiânia.
No outro ano, 1937 camâra foi fechada através do Regime Militar, voltando a funcionar em 1947, 10 anos depois. Nesta época Goiânia já possuía 40.000 Habitantes 14 anos depois de sua criação.
Ela que foi projetada para 50.000 pessoas.
Information
Author | JOÃO PAULO CAMARGO |
Organization | JOÃO PAULO CAMARGO |
Categories | History |
Website | - |
cmjoaopaulo@gmail.com |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company