Palavras do Brasil - T2Ep#1 (Quilombo)

Nov 28, 2022 · 4m 1s
Palavras do Brasil - T2Ep#1 (Quilombo)
Description

Culturas africanas se difundiram pelo Brasil devido às contribuições dos milhões de negros escravizados que foram obrigados a construir o país e enriquecer seus senhores durante 300 longos anos, entre...

show more
Culturas africanas se difundiram pelo Brasil devido às contribuições dos milhões de negros escravizados que foram obrigados a construir o país e enriquecer seus senhores durante 300 longos anos, entre os séculos XVI e XIX. Mais da metade de sua história foi marcada pela nítida exploração e pelas evidentes violências contra o seu próprio povo, mas o Brasil que escravizava nunca deixou de ver o Brasil que resistia. No mês da Consciência Negra, o “Palavras do Brasil” começa uma nova temporada que relembra que não foi só nos costumes, na música, nas danças, nas brincadeiras, na religião e na culinária que a presença de negros escravizados ajudou a desenhar o povo brasileiro. A língua que é falada no Brasil também não seria a mesma sem as influências recebidas deles.

O professor e escritor Deonísio da Silva, em “De onde vêm as palavras: origens e curiosidades da língua portuguesa”, indica que em várias línguas africanas, entre as quais o quimbundo, o quicongo e o umbundo, a palavra “lumbu” significa muro. O “kilumbu” seria um território rodeado de muros utilizado como povoação. Ao fugirem de senhores de engenho, encontrar um quilombo permitia que negros até então escravizados começassem a viver uma nova história.

Waly Salomão e Gilberto Gil compuseram uma canção chamada “Quilombo, o Eldorado Negro”, parte da trilha sonora do filme “Quilombo”, de Cacá Diegues, na qual se dizia: “Existiu um Eldorado negro no Brasil”. O Eldorado negro do Brasil ao qual os compositores se referem é o Quilombo dos Palmares. Fundado no século XVI na então Capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas, Palmares teve, no seu auge, uma população estimada em mais de 20 mil pessoas que viviam da caça, da pesca, da coleta de frutas, da agricultura e do comércio com colonos da região. A prosperidade de Palmares atraiu receio do governo colonial, que estimulou expedições para a sua erradicação. Depois de décadas, o maior e mais organizado refúgio de negros escravizados nas Américas, no qual também viviam indígenas e brancos pobres, chegou ao fim pelas mãos de bandeirantes, homens responsáveis por desbravar o interior do país e encontrar metais preciosos mas que, nesse percurso, também capturavam escravizados fugidos e indígenas para escravizar. Zumbi dos Palmares, o último grande líder do quilombo, foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Por meio da Lei n. 12.519/2011, o dia 20 de Novembro foi instituído Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A palavra quilombola designa ainda hoje os descendentes daqueles que se abrigavam em quilombos para fugir da condição de escravidão.

--
Link para acesso ao site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares: https://serradabarriga.palmares.gov.br/

Link para acesso à lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra: https://legis.senado.leg.br/norma/584375
show less
Information
Author Agência Timbres
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search