Lembrando-se da misericórdia de Deus - Jonas 1.1-3

Aug 8, 2024 · 4m 8s
Lembrando-se da misericórdia de Deus - Jonas 1.1-3
Description

E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim....

show more
E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis. (Jn 1.1-3 ARC)
Deus se deleita em salvar as pessoas.
Quando Deus ordenou a seu servo Jonas que fosse a Nínive e pregasse contra ela por causa de sua maldade, o profeta relutante reconheceu que o povo poderia se arrepender de seus maus caminhos e que Deus responderia com misericórdia (veja Jn 4.2). Ele sabia que Deus é “Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado” (Êx 34.6-7). Ele sabia a verdade que Deus um dia falaria por meio do profeta Jeremias: “No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe” (Jr 18.7-8).
Jonas sabia que o coração de Deus é um coração de misericórdia — então Jonas se recusou a obedecer ao mandamento de Deus. Por quê?! Segundo parece, ele simplesmente não gostava do povo de Nínive, e isto era compreensível, pois os ninivitas eram pagãos agressivos, cruéis e violentos e eram temidos inimigos de Israel. Jonas não queria que o Senhor os poupasse — então, mais tarde, quando o povo de Nínive se afastou de sua maldade, Jonas “desgostou-se […] extremamente e ficou irado” (Jn 4.1). Jonas sentiu que eles mereciam o julgamento de Deus. E ele estava certo! Contudo, felizmente, as maneiras de Deus lidar com nações, cidades e indivíduos não são as nossas maneiras. O desejo de Deus é mostrar misericórdia, e não trazer julgamento.
A compaixão de Deus por Nínive é um lembrete para nós de que ele não deseja que ninguém pereça, e ele se deleita em salvar as pessoas, especialmente aquelas que parecem menos merecedoras (2Pe 3.9). Jonas queria pregar apenas onde ele queria pregar e a quem ele queria pregar. Mas a mensagem do Evangelho é para todos, em todos os lugares. Hoje, as Boas Novas de Jesus não se limitam a pessoas “boas”, a pessoas que se parecem, agem e pensam como nós. De fato, Jesus ordenou a seus seguidores: “Ide, […] fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19, ênfase acrescentada).
Que misericórdia imensa! Deus é apaixonado em sua busca pelos orgulhosos, teimosos e desafiadores — pessoas iguais a mim, pessoas iguais a você. Ele nos chama a sermos zelosos para “resgatar os que perecem, cuidar dos moribundos”, para “falar-lhes de Jesus, o poderoso para salvar”. O Deus trino deseja salvar pessoas pecadoras — ele deseja a salvação delas o suficiente para vir e morrer por elas. Você compartilha o coração dele? Se você fizer isso, desejará a salvação daqueles ao seu redor — quem quer que sejam e o que quer que tenham feito — o suficiente para ir e compartilhar Cristo com eles.
show less
Information
Author Ministério Fiel
Organization Ministério Fiel
Website -
Tags
-

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search