15/07/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro

Jul 15, 2024 · 6m 6s
15/07/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Description

Olá! Hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2024, sou Fabíola Lira, estou Assessor(a) de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2024, sou Fabíola Lira, estou Assessor(a) de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil, para o movimento de preços no curto prazo, para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
   Iniciando com a soja, espera-se que O mercado do clima permaneça em foco para a próxima semana, juntamente com os desdobramentos dos dados do relatório do USDA, com expectativa de estabilidade dos dados divulgados, ante ao relatório anterior, com a manutenção da safra BRA 23/24 em 153,0 milhões de toneladas e 421,85 milhões de toneladas para a produção mundial 24/25, dados dentro do esperado pelos analistas de mercado. As eleições dos EUA e a política de estímulo às exportações na Argentina podem influenciar o mercado da soja. O clima nos Estados Unidos seguirá com previsões favoráveis ao desenvolvimento das lavouras nas principais regiões produtoras, com destaque para os estados de Ohio, Indiana, Illinois e Iowa, localizados na faixa central do meio oeste americano.  A melhoria das condições climáticas americanas, novas políticas de exportação Argentinas para escoamento da produção e os fatores políticos das eleições dos EUA, irão movimentar o mercado de soja na próxima semana. O mercado interno deverá sustentar a estabilidade as cotações no curto prazo e no médio e longo prazo, permanecendo os fundamentos baixistas.
    No tocante ao milho, Para os próximos meses é esperado uma redução de chuvas em grande parte do país a exceção do oeste da região Norte e leste da região Sul. O clima na seco no Brasil Central também deve ajudar a finalização do milho 1ª safra e o andamento da colheita do milho safrinha aumentando a oferta do cereal. A produção de milho deve ser 12,2% menor em relação com a safra anterior, segundo os dados da CONAB. Reflexo da diminuição de produtividade e área plantada. A companhia prevê ainda um aumento do consumo interno e diminuição das exportações o que pode pressionar positivamente a cotação interna do cereal. O relatório do USDA apontou para aumento da produção global do milho com uma produção americana que compensa as perdas globais. Aumento também para os números de exportação e importação global do cereal. Ainda de acordo com o relatório cerca de 68% das lavouras americanas apresentam condições boas ou excelentes. Espera um mercado mais positivo com perspectiva de aumento de exportação do milho americano e ucraniano para os principais destinos: México, Turquia e Indonésia.
    Para o café, destaca-se que,   O monitoramento do clima no Vietnã continuará no radar do mercado, pois o país é o maior player do robusta. Os produtores devem continuar avançando nos negócios de café em função das recentes altas nos preços. O clima seco nas áreas de café, favorecem a colheita dos grãos. No Brasil, os olhos também estão atentos para o tamanho da peneira, já que muitos produtores vêm indicando números abaixo da média. A baixa oferta pelos países  produtores de Robusta, mantém a perspectiva de bons preços e a cotação do dólar sustentam os preços no café do Brasil. Diante dessas incertezas de clima, mercado e da produção de café, principalmente no Brasil, e com fundamentos nos estoques externos mais reduzidos e consumo aquecido, consideramos perspectiva de manutenção da volatilidade nos preços.
  Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que: A China principal compradora de carne bovina brasileira está pagando pela tonelada valores bem próximos aos negociados em 2017. Oferta de animais restritas para abate e com as escalas de abates dos frigoríficos sofrendo pequenas reduções, a tendência é de melhora nos preços no curto prazo. Intensidade de ofertas de animais para abate reduzida no curto prazo e menor participação de fêmeas no número total de animais abatidos. O preço dos animais de reposição continua nos mesmos patamares aos praticados no ano, momento interessante para aquisição, principalmente, do boi magro neste início do período de confinamento. Melhora nas cotações dos contratos futuros do boi gordo na B3 para outubro, novembro e dezembro oferecem oportunidade para o confinador proteger sua margem, através da utilização de ferramentas de mitigação de risco.
  Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search