14/08/2024 - Cenário do trigo

Aug 14, 2024 · 3m 33s
14/08/2024 - Cenário do trigo
Description

Olá, hoje é 14 de agosto de 2024. Meu nome é Sergio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.  ...

show more
Olá, hoje é 14 de agosto de 2024. Meu nome é Sergio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

  O plantio está finalizado no país. Segundo dados da Conab, foram semeados 3,069 milhões de hectares, redução de 11% na área cultivada em relação à safra anterior. Apesar da redução da área, estima-se um aumento de 9 % na produção, devido à recuperação da frustração da safra de 2023, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

  Apesar da maior parte do trigo estar na fase de desenvolvimento vegetativo, algumas regiões já iniciaram as colheitas. No PR e MS ainda está na fase inicial, já nos estados de MG e GO, a colheita está mais avançada, com 60% e 78% respectivamente das áreas já colhidas.

  A Região Sul continua sendo a principal região produtora do país, respondendo por 85% da área cultivada.  Segundo dados do Departamento de Economia Rural - DERAL/PR, o Paraná cultivou 1,15 milhão de hectares, diminuição de 18% em relação à safra passada. Nas regiões norte e oeste do estado as lavouras caminham para a fase final do ciclo, o tempo seco prejudicou o desenvolvimento para algumas áreas e espera-se uma perda na produtividade. Já nas demais regiões as lavouras apresentam desenvolvimento acima da média.

  No Rio Grande do Sul, o plantio foi finalizado, segundo dados da EMATER/RS, o estado cultivou 1,312 milhão de hectares, redução de 13% em relação à safra passada. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, e os agricultores aproveitam para fazer a aplicação da adubação nitrogenada antes da chegada de novas chuvas.

  No Estado de Santa Catarina a área de trigo diminuiu 7%, caindo de 134 para 124,5 mil hectares. As condições climáticas seguem favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.

  No cenário externo, a expectativa de oferta mundial recorde na temporada 24/25 influenciou negativamente os preços. Na Argentina o plantio foi finalizado com aumento de 7% na área semeada, que é de 6,3 milhões de hectares, com expectativa de produção de 18,1 milhões de toneladas, ou 18% de aumento em relação à safra passada.

  O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou aumento nos preços de 1,38% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.561,10 a tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior o aumento foi de 21%. A confirmação da diminuição da área plantada no Brasil e do baixo volume dos estoques domésticos, estão sustentando variações positivas no preço no mercado interno.

    Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil orienta aos produtores que tiveram suas culturas afetadas com os eventos climáticos a acionarem os mitigadores de risco como Proagro e seguro agrícola. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.

  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra.
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search