12/09/2023 - Cenário da cana-de-açúcar
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Olá, hoje é 12 de setembro de 2023, eu sou Nivia Bassi, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Novo Horizonte/SP e hoje vamos falar sobre o cenário da...
show more As chuvas pontuais, já previstas pela influência do El Niño, prejudicaram a fluidez das colheitas em algumas regiões. Mesmo assim, até a primeira quinzena de agosto, foram processadas 360 milhões de toneladas de cana no Centro Sul, avanço de 11 e meio % sobre o mesmo período da safra anterior.
As previsões para os próximos meses são de um período mais chuvoso no CS até o final da safra, com possível desaceleração na moagem e, consequentemente, redução na produção.
Houve significativa melhoria na produtividade dos canaviais, com rendimento médio de 93,6 toneladas/ha, um aumento de mais de 22% em relação à safra passada, segundo dados Centro de tecnologia canavieira, divulgado pela UNICA. A qualidade da matéria prima tem se mantido igual à da safra passada, por volta dos 135 kg de ATR/tonelada.
Nos dois últimos meses, houve um movimento de alta nos preços no mercado interno de açúcar cristal, principalmente pelo direcionamento de produção de açúcar na forma VHP, utilizado para exportação, aproveitando o alto valor da cotação na bolsa de Nova York.
A tendência é de alta ainda maior nos preços, tanto do cristal quanto do VHP, refletido pela diminuição na colheita da matéria prima. mas principalmente, pelo risco climático na Ásia, onde as Monções estão 50% abaixo da média histórica, colocando a Índia e Tailândia, grandes exportadores de açúcar, em dificuldades em suas safras que se iniciam em outubro.
O governo indiano cogita proibir as exportações de açúcar da Índia para a safra 23/24, minimizando o risco de desabastecimento interno. Este também é um fator de alta desta commodity.
Tanto o etanol hidratado quanto o anidro, vêm acumulando quedas de preço com recente estabilidade. O reajuste no preço da gasolina em agosto favoreceu, de certa forma, a comercialização do hidratado. Há uma expectativa de leve alta nos preços devido ao cenário promissor do açúcar, com as usinas ainda direcionando sua produção para o adoçante, em detrimento do etanol.
Em vistas da época de renovação de canaviais, o Banco do Brasil conta com linhas de crédito para investimento na implantação e aquisição de máquinas.
Para saber sobre as principais cadeias do agronegócio e muito mais, inscreva-se na nossa página do Broto! www.broto.com.br
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e de toda a equipe do Banco do Brasil.
Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Information
Author | Broto |
Organization | Broto |
Website | - |
Tags |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company