11/07/2023 - Cenário da cana-de-açúcar

Jul 11, 2023 · 4m 2s
11/07/2023 - Cenário da cana-de-açúcar
Description

Olá, hoje é 11 de JULHO de 2023, meu nome é GRAÇA FOGLI, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em ARARAQUARA, SP, e vamos falar sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é 11 de JULHO de 2023, meu nome é GRAÇA FOGLI, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em ARARAQUARA, SP, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

A safra 23/24, iniciada em abril deste ano, tem estimativa de produção 10,6 % superior à obtida na safra 22/23, devendo atingir 606,5 milhões de toneladas, segundo a Consultoria Datagro. Este aumento está mais atrelado à maior produtividade do que ao aumento de área de cana na região Centro-Sul.

O Centro de Tecnologia Canavieira, registrou a produtividade de 95,3 t/ha, no mês de MAIO, alta de 26,3% em relação à safra passada, para o Centro Sul. Além da condição climática mais favorável, a colheita de canaviais de primeiro corte foi priorizada. Portanto, espera-se que esta produtividade alta venha a diminuir com o andamento da safra.

No momento, 253 unidades estão em operação, sendo 239 com cana-de-açúcar, sete com etanol de milho e sete unidades flex. Frente ao aumento de produção dos canaviais e às expectativas dos efeitos do fenômeno El Niño, prejudiciais à logística de transporte da cana colhida, a moagem da cana no CS está 14% acima da safra passada, a produção de açúcar em 32% e a do etanol total em 9,3%, dados estes referentes ao período de abril até 1ª quinzena de junho, de acordo com a UNICA.

A qualidade da cana, percebida pelo ATR, aponta para melhoria, 2,15% superior ao mesmo período da safra passada, registrando 127,20 kg de ATR/t de cana. Em junho/23, a exportação de açúcar foi 32% superior a junho de 2022, segundo a Secex. O preço médio do açúcar exportado subiu 21,6%, com preço médio de 480,9 dólares/t. Com isso, a receita subiu cerca de 60%, para 1,48 bilhão de dólares, de acordo com a Agência Internacional de Notícias.

Os subsídios governamentais aos combustíveis estão previstos para acabar em julho. Com isso, a cobrança integral de tributos federais sobre a gasolina e o etanol vai ser retomada e os impostos passarão de 47 centavos para 69 centavos/L. Assim, o setor acompanha com atenção o reflexo que esta medida poderá causar no consumo destes produtos.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de financiamento para custear a cana soca, investir em máquinas e implementos, na melhoria da estrutura produtiva, na irrigação e na renovação de canaviais. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search