07 Sem título - 2001 - Acrílica sobre tela - Coleção da artista
Sign up for free
Listen to this episode and many more. Enjoy the best podcasts on Spreaker!
Download and listen anywhere
Download your favorite episodes and enjoy them, wherever you are! Sign up or log in now to access offline listening.
Description
Audiodescrição: A acrílica sobre tela, sem título, de 2001, obra abstrata que mede 200 por 1000 cm, apresenta um traçado levemente ondulado que atravessa toda a grande tela, sobre fundo...
show moreA acrílica sobre tela, sem título, de 2001, obra abstrata que mede 200 por 1000 cm, apresenta um traçado levemente ondulado que atravessa toda a grande tela, sobre fundo branco levemente manchado em cinza e intensa iluminação na parte superior. A sinuosa linha, que se assemelha com a silhueta ondulada de montanhas ao longe, é vermelha e descendente no primeiro trecho com sombreado granulado em vermelho e branco na parte de baixo. Ela torna-se preta e ascendente no segundo trecho, sombreada com pontos pretos e brancos granulados na parte inferior. No último trecho, a linha sinuosa desce suavemente até quase encontrar a borda direita da tela, com sombreado na parte superior. A composição sugere suave movimento que deixa rastros de partículas que parecem se esfacelar em tons de azul e vermelho.
Observações curatoriais:
Para a abertura do Instituto Tomie Ohtake, em novembro de 2001, Tomie Ohtake pintou uma de suas maiores pinturas, com 10 metros de largura e 2 metros de altura. O seu sistema de fixação foi previsto, desde aquela época, por meio de pregos, acompanhando a curvatura da parede. Tomie planejou, com essa pintura, uma obra que pudesse reforçar a arquitetura da principal sala projetada por Ruy Ohtake para o Instituto, com uma de suas faces ocupadas por um grande semicírculo. Por sua grande e sinuosa linha, a pintura permite a analogia com uma espécie de vale presente numa ampla paisagem. Seu traço principal propicia ao observador um trajeto pela sua extensão. O olho não permanece estático, tentando contornar toda a amplitude do gesto da artista. Outro aspecto determinante diz respeito à forma como a artista emprega seu corpo para vencer toda a dimensão da tela. São impressionantes os registros fotográficos que mostram as escalas de ambos. Este trabalho foi exposto na inauguração do Instituto e ficou guardado por anos, sendo exibido pela segunda vez, após 21 anos, na exposição Tomie Ohtake Dançante.
Information
Author | Instituto Tomie Ohtake |
Organization | Instituto Tomie Ohtake |
Website | - |
Tags |
-
|
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company